Quantas vezes você já comprou um produto em um e-commerce e precisou devolver? Os motivos são diversos e vão desde um problema com o item enviado, até a cor diferente do que estava na foto ou por puro arrependimento. Para que essa devolução possa acontecer é usado o que é chamado de logística reversa.
Mas afinal, o que é a logística reversa? De forma resumida, podemos dizer que é o fato do consumidor passar a ser o responsável por embalar e despachar o produto a ser devolvido. No geral, o próprio e-commerce arca com os custos e orienta sobre a devolução. Veja como funciona e a importância da embalagem nesse processo!
Como funciona a logística reversa na prática no E-commerce?
Para que a logística reversa seja realizada, o primeiro passo é entrar em contato com a loja na qual a compra foi feita. O consumidor tem até sete dias para solicitar a devolução e explicar o motivo pelo qual quer mandar o produto para a loja novamente.
Após essa solicitação, que pode ser feita por chat, e-mail ou outros formulários, é preciso esperar o retorno da loja. Algumas vezes, ela passa um código para que o consumidor leve o produto, já embalado, aos correios.
Chegando lá, basta entregar o pacote para o atendente, informar que é logística reversa e dar o código de postagem. Depois, o profissional vai acessar o cadastro, imprimir um formulário e pedir para que a pessoa assine uma via do cupom de envio. A outra via é dada ao cliente e deve ser guardada como comprovação do envio.
Já em outros casos, a loja informa que a coleta será feita no mesmo endereço de entrega. Isso é comum quando o item é muito grande e a coleta deve ser feita por uma transportadora. Seja qual for o caso, é preciso que o consumidor embale bem o item a ser devolvido.
Fitas adesivas são essenciais para embalar o produto
Seja a logística reversa feita por meio de coleta ou ao postar o item nos Correios, é preciso embalar bem o produto. No geral, é possível usar a mesma caixa na qual o produto foi embalado anteriormente, para a entrega. Entretanto, é preciso vedá-la bem com fita adesiva, para que ela fique pronta para o transporte.
A fita gomada também pode ser muito útil nesse processo, principalmente quando a embalagem é grande. Ela pode ser aplicada manualmente e ajuda a proteger a carga, para que o produto encaminhado via logística reversa chegue em perfeitas condições ao destino.
Na Piracema você encontra tudo o que precisa para fazer uma embalagem adequada. Entre em contato conosco!