As embalagens criadas para as indústrias alimentícia, farmacêutica e eletrônica utilizam termoformação, um processo usado para criar designs de plástico personalizado. Para que ele ocorra, o fabricante estende uma folha de plástico aquecida sobre um molde para criar um design único, através desses designs de embalagem o especialista em termoformação contém a pressão do ar em uma caixa própria para isso.
Depois que o plástico esfriar no formato do molde, a equipe de embalagem irá aparar e montar o design. A termoformação é usada quando a pressão em uma folha de plástico excede 15 libras, por polegada quadrada, podendo ir até 150 libras por polegada quadrada.
Existem alguns modelos de termoformação, vamos apresentar eles para você entender melhor o conceito:
Moldagem à vácuo
A moldagem a vácuo, usada para criar designs de embalagens que não requerem profundidade ou espessura, utiliza uma versão tradicional da termoformação, onde uma folha de plástico se estende em um molde e com o uso de pressão de ar negativa, o design da embalagem plástica se forma sobre o molde.
As empresas tendem a preferir a moldagem a vácuo porque é mais econômica e tem um processo simplificado, as máquinas de moldagem a vácuo custam menos para operar e os materiais tendem a ser mais baratos também. Como esses designs não são tão complexos, a embalagem formada a vácuo também requer menos tempo para ser criada. No entanto, a formação a vácuo não produz tantos produtos quanto outros métodos de design de embalagem, tornando-a mais ideal para tiragens mais curtas.
Tampão de formação
Essa técnica utiliza uma ferramenta de plugue macho que é montada sobre a máquina para forçar o material plástico na cavidade fêmea e criar o design de embalagem de plástico, esse plugue pode ser construído de uretano, alumínio ou espuma sintética. Como esse método tem um preenchimento consistente, ele pode garantir uma espessura semelhante para cada execução, a formação com auxílio do tampão também pode evitar qualquer erro no design da embalagem.
Formação por pressão
Aqui é muito semelhante à moldagem tampão, embora os dois tenham diferenças importantes, com um plugue montado sobre o material como na formação do auxílio do plugue, mas desta vez, o ar ventilado sob a folha aplica pressão no lado do plugue. As temperaturas na formação da pressão precisam permanecer consistentes para garantir os resultados desejados.
Como se cria o conceito para o design da embalagem
Primeiramente, para produzir uma boa embalagem termoformada é preciso criar um design agradável e responsivo, que determinará quase tudo, como materiais e usabilidade, além de ferramentas, etc. Uma equipe de design de embalagens se reúne para decidir o que será feito de acordo com o projeto e sua finalidade.
Em seguida a equipe selecionará o material plástico apropriado, que normalmente são plásticos PET e PETG, ambos têm suas vantagens e são adequados para uma variedade de aplicações. As empresas de embalagem costumam utilizar o plástico PET para criar produtos termoformados mais finos, como garrafas de água. Já o PETG tem em sua composição o glicol para criar um design mais forte, o que o torna adequado para embalagens clamshell ou blister. Ambos os materiais plásticos são compatíveis com as normas vigentes.
Depois que tudo foi decidido no projeto, chega a hora de colocar a mão na massa e determinar as ferramentas e materiais, a equipe precisará produzir ferramentas personalizadas para criar o pacote. Uma empresa de embalagem verticalmente integrada será capaz de produzir ferramentas internamente, o que também oferece o benefício adicional de economia de custos.
Por fim, para desenvolver a embalagem, o fabricante precisará desenvolver um design de plugue e molde que pode já ser algum disponível na própria empresa ou, para designs de embalagens customizadas, eles precisarão produzir um formato de plugue único.