Ao longo dos últimos 10 anos o setor de e-commerce evoluiu muito no Brasil, havendo, hoje, um grande número de pessoas que tem lojas virtuais para vender os mais diferentes tipos de produtos, com isso sendo a fonte de renda primária de muitos e um complemento de renda para outros tantos.
Por conta desse grande volume de vendedores existe, também, um grande volume de pacotes sendo enviados diretamente para milhões de pessoas ao redor do Brasil e do mundo. A maior parte desses pacotes é preparado pelos próprios vendedores, que fazem o possível para proteger os itens e enviá-los da forma mais rápida e prática possível. Por mais que a maior parte seja cuidadosa, no entanto, parte das embalagens são feitas de forma rudimentar, sem muita técnica, o que acaba, por vezes, resultando em perda e dano de mercadorias, clientes insatisfeitos e prejuízo financeiro.
O embalo dos produtos, contudo, não precisa ser uma dor de cabeça tão grande, bastando alguns poucos cuidados para que se chegue a uma embalagem que seja bonita, barata e eficiente.
PLANEJE BEM O QUE VOCÊ IRÁ VENDER
O processo de envio dos seus produtos começa antes mesmo de você ter realizado alguma venda, sendo recomendável que você pense e avalie muito bem o que você irá vender, levando em consideração, para tanto, fatores como as dimensões da embalagem e o custo médio de frete que esse produto terá para diferentes regiões do país. Se você quiser vender uma bicicleta, por exemplo, saiba que muito provavelmente a embalagem desse produto está fora das dimensões aceitas pelo correio, sendo necessário, portanto, que você envie o produto por meio de uma transportadora, algo que não só aumentará consideravelmente o custo do frete como também fará com que você tenha de desenvolver uma embalagem específica para aquela situação – a maior parte das transportadoras tem regras próprias a respeito do tipo de embalagem que elas aceitam transportar.
PROTEJA MUITO BEM O CONTEÚDO
A segunda dica para quem deseja ter um e-commerce e vender online é proteger a mercadoria muito bem na hora do envio. Lembre-se sempre que a sua mercadoria irá passar nas mãos de muitas pessoas antes de chegar ao seu cliente e algumas delas podem não ser muito delicadas, deixando a caixa cair ou mesmo jogando-a em um caminhão. Se você quiser evitar problemas posteriores invista em uma boa caixa, fita adesiva apropriada e algum tipo de forro que evite impacto, como por exemplo plástico bolha ou algum outro tipo de material.
A CAIXA É O SEGREDO DO SUCESSO
Um dos maiores problemas de quem deseja vender online é encontrar caixas boas para enviar os seus produtos. De fato, a maior parte das pessoas que tem e-commerce acabam utilizando algum tipo de caixa de papelão de segunda mão, que pertencia a alguma outra coisa, ou acaba recorrendo as caixas vendidas pelos correios em suas agências. Ambas as alternativas não são adequadas, porém comprar a caixa na agência no momento do envio é ainda pior a medida que gera um custo alto para o vendedor, haja vista que as agências costumam cobrar caro pelas caixas, fazendo com que a margem de lucro de quem venda sofra perdas severas com o passar do tempo.
A melhor alternativa para quem deseja enviar produtos por meio do correio é buscar opções de caixas em outros locais e, ao encontrar alguma que lhe agrade, estocar uma cerca quantidade em sua casa e/ou escritório para que não haja aperto e correria na hora do envio. Tal tática não só ajudará a deixar os seus pacotes mais bonitos e bem acabados, evitando que o consumidor receba uma caixa de segunda mão, mas também permitirá que você economize com o envio e obtenha maior lucro no final do mês.
FINALIZE BEM O PACOTE
Agora que você escolheu uma caixa adequada para o seu produto e protegeu bem o interior do pacote é hora de prosseguir para a última etapa: finalizar o seu pacote. Tenha sempre em mente que a caixa que você enviar será o primeiro contato do seu consumidor com a sua empresa, sendo aconselhável que a caixa esteja bem apresentável para causar boa impressão. Para tanto, procure utilizar fita adequada, que sele bem a caixa mas não poluir muito o seu visual, além de outros artifícios, como um papel pardo, cantoneiras (quando necessário) ou um carimbo personalizado da sua empresa.
Saiba, contudo, que independente de qual é o tipo de produto que você irá enviar ou o método de transporte que você irá utilizar você pode contar com a Piracema na hora de embalar os seus produtos, uma empresa que ajuda há mais de 20 anos seus clientes a protegerem aquilo que é importante, oferecendo desde fitas e cantoneiras até aparelhos para arquear.