Viajar, mudar de casa, enviar um presente… transportar objetos frágeis, seja qual for o objetivo, é sempre algo que requer sua devida atenção. E não estamos falando apenas de peças de vidros, castiçais e porcelana – televisões, computadores, aparelhos de vídeo e de som também são considerados sensíveis. Separamos, aqui, algumas dicas importantes sobre como embalar tais objetos com segurança.
Comecemos pelo material necessário: caixas de papelão, plástico-bolha e folhas de jornal (ou papel kraft).
A caixa de papelão não é o único ambiente seguro para o transporte, mas é o mais utilizado. Qualquer material resistente a impacto – como caixas de madeira ou metal – são úteis para o serviço.
É necessário estar sempre atento à distribuição do espaço entre um objeto e outro dentro da embalagem, evitando que colidam um com o outro. Para deixar o transporte ainda mais seguro, embrulhe cada objeto individualmente com folha de jornal, papelão corrugado ou plástico bolha. Se quiser mais garantia no embrulho, é aconselhável comprar papelão ondulado,utilizando-o para embalar osobjetos depois de uma primeira camada de papel kraft.
É inevitável a colisão dos objetos durante a viagem, mas, tomando-se o devido cuidado, os impactos serão inofensivos. Cuidado para não colocar demasiados itens na mesma caixa: seja econômico. Para amenizar as colisões, preencha os vácuos entre um objeto e o espaço entre as paredes da caixa com papel, isopor ou outra substância protetora e absorvente, limitando, assim, o movimento dos utensílios. É importante preencher também o vácuo entre as peças e a tampa, amenizando a pressão de outras possíveis caixas no empilhamento.
Seja cuidadoso na hora de fechar a caixa ou então será tudo em vão. Feche-a firmemente com fita adesiva e indique o conteúdo no exterior com pincel atômico.
Por último, não se esqueça de destacar o endereço completo do destinatário com fitas adesivas na parte superior e o título DESTINATÁRIO.
Embalar objetos frágeis pode ser uma tarefa difícil e qualquer descuido pode resultar numa catástrofe. Caso prefira, por questões de precaução, existem no mercado serviços renomados de embalagem que garantem uma viagem segura às suas peças. A Piracema, empresa atuante no País há 20 anos, é especializada no ramo, oferecendo uma variedade imensa de opções e garantindo o perfeito atendimento para cada tipo de objeto a ser embalado, desde os mais variados tipos de fitas (arquear, gomada, adesiva etc.), até selos metálicos, cantoneiras, fitilhos dentre outros.