A busca pelo equilíbrio e por diminuição dos impactos ambientais causados é uma constante no mundo dos negócios. Cada vez mais, as empresas se preocupam em diminuir os danos, evitar a geração de resíduos e focar em reaproveitamento de material. O que é sustentável está em alta.
E isso não acontece apenas porque existem leis que definem alguns cuidados básicos. A questão é que, atualmente, o consumidor está exigente. Se a pessoa se preocupa com o meio ambiente e a marca não, ela simplesmente não compra o produto.
Dessa forma, quem quer se manter no mercado precisa ir em busca de sustentabilidade sempre, até mesmo nas embalagens. A sua empresa está se adequando a essa realidade?
Produto ambientalmente correto
Para um produto ser ambientalmente correto a preocupação com o meio ambiente deve estar em toda a cadeia produtiva. Assim, o cuidado começa já na hora de adquirir insumos.
Depois também entra no processo de fabricação, na geração de resíduos, no que é feito com eles, no reúso de materiais e até na embalagem e forma de transporte usados pela empresa. Além disso, a sustentabilidadedeve englobar a questão ambiental, social e econômica.
O papel das embalagens
É claro, que nesse meio todo a embalagem tem um papel de destaque. Atualmente, ela vai além de proteger o produto. A embalagem é uma forma de comunicação com o cliente que a empresa precisa ter.
É por meio dela que a empresa mostra os seus ideais, objetivos e valores. Além disso, ela precisa ser atrativa e informativa. Afinal, é o primeiro contato que o cliente terá com o produto.
Dessa forma, a elaboração das embalagens precisas ser feita com atenção, para que ela possa ser ecologicamente correta, informativa e eficiente. E como conseguir tudo isso e ainda ser sustentável?
A primeira coisa é pensar na economia de recursos. Quanto menos gasto de recursos naturais tiver ao produzir a embalagem do programa, bem como o item vendido, melhor. Sistema de reúso de água, papel reciclado e madeira de reflorestamento são algumas das opções de material de embalagem que podem ser usadas.
Outro ponto importante é optar por embalagens que possam ser recicladas. Sem contar que, quanto menos tempo ela demorar para se decompor, melhor.
Por fim, sempre que possível, é importante pensar na reutilização do produto. A embalagem de papelão do alimento, por exemplo, pode vir com desenhos atrás para que as crianças recortem, montem bonequinhos e brinquem.
Na caixa de papelão da TV pode ter um desenho para colorir ou, melhor ainda, ela pode ser transformada em um revisteiro ou em uma toquinha para gatos, por exemplo.
Gostou das dicas? Na Piracema você encontra vários itens de embalagem. Confira!