Todo ano é a mesma coisa: chega dezembro, surgem as notícias de que centenas de sites estão com as entregas atrasadas.
Conforme esse cenário se repete, caí a confiança do consumidor, que passa a relutar em comprar online durante esse período.
O cenário, no entanto, não é de todo ruim; se você souber trabalhar essa questão, poderá não apenas atender bem seus consumidores, mas se destacar e até mesmo ganhar espaço de mercado – afinal, já diz o ditado: é na sua falha que eu me fortaleço.
PRIMEIRO PASSO: ORGANIZE-SE
A primeira ação que você deve tomar é organizar-se.
Para tanto, avalie o setor operacional de sua empresa e veja como ele está; se ele estiver sobrecarregado, trate de aliviá-lo, nem que seja preciso contratar mão de obra temporária; se estiver em parte ocioso, ele será plenamente capaz de comportar um maior fluxo de pedidos.
Isso é importante a medida que você quer se destacar e não prejudicar a imagem de sua empresa – a última coisa que você precisa é prometer para seus consumidores um prazo de entrega e não conseguir cumprir; se isso ocorrer, você provavelmente perderá permanentemente esse cliente.
Outro ponto importante é garantir que as embalagens para envio sejam práticas e estejam à disposição; se for o caso, não hesite em encomendar um pouco mais de embalagens e deixá-las preparadas para a eventualidade de uma alta demanda.
SEGUNDO PASSO: AVALIE DIVERSAS OPÇÕES DE ENVIO
A maior parte dos sites envia seus produtos pelo correio. Por isso, acaba havendo um alto volume de encomendas e, consequentemente, de atrasos.
O ideal, portanto, é que você ofereça a seus consumidores uma ampla gama de opções de envio; disponibilize courrier, motoboy e até mesmo retirada durante o período de pico para garantir que a demanda seja atendida dentro do prazo.
TERCEIRO PASSO: NÃO PROMETA MAIS DO QUE PODE ENTREGAR
Durante esse período muitas empresas caem no erro de prometer mais do que podem entregar.
Elas falam que tem um item em estoque mesmo sabendo que ele esgotou; muitas vezes, inclusive, elas sabem que dificilmente ele chegará a tempo.
Se você não quer se perder, portanto, venda apenas aquilo que você tem certeza de que será capaz de entregar – pode ter certeza que a decepção de ver um item esgotado é bem menor que a de comprar e não receber a tempo.
PIRACEMA: ESPECIALISTA EM EMBALAGEM
Se você quer se preparar adequadamente para o período de final de ano e não passar aperto, não deixe de buscar o auxílio da Piracema.
Somos uma empresa tradicional do setor de embalagens, que está há anos no mercado, possuindo ampla experiência em diferentes tipos de embalagem, como por exemplo fita de arquear, fivela plástica, cantoneira, selo metálico, fita adesiva, fita gomada, dentre uma série de outros itens.