Ao longo dos últimos anos, com a popularização da internet, cresceu consideravelmente o número de pessoas e empresas que precisam enviar mercadorias a locais distante com certa regularidade, seja por meio do correio ou de uma transportadora. Apesar disso, no entanto, ainda é grande a quantidade de indivíduos que trabalham de forma errônea, sem saber quais são as práticas adequadas de embalo e envio de produtos, em especial de itens perecíveis.
Com isso em mente, preparamos um breve texto no qual buscamos esclarecer certas dúvidas e questionamentos a respeito do envio de itens perecíveis. A seguir, portanto, você encontrará uma compilação de dicas e informações que foram reunidas com o intuito de acabar com a dificuldade de se enviar produtos perecíveis.
POR QUE É TÃO DIFÍCIL ENVIAR ITENS PERECÍVEIS?
Porque vivemos em um país gigantesco, que possui proporções continentais, abrigando regiões que possuem características climáticas consideravelmente distintas. Por conta disso, qualquer encomenda enviada precisa passar por uma série de condições ambientais adversas, como por exemplo variações bruscas de temperatura e umidade relativa do ar. Se estivermos falando do envio de itens comuns, que não estragam com facilidade, tais variações não atrapalham em nada. Quando em se tratando de produtos perecíveis, como frutos do mar, carne, verdura ou mesmo frutas, no entanto, uma simples variação de 2 graus pode ser suficiente para estragar a carga.
COMO ENVIAR ITENS PERECÍVEIS COM SEGURANÇA?
O segredo pra garantir a integridade de itens perecíveis durante o transporte é caprichar na embalagem. Veja dicas de como embalar corretamente seus itens:
GARANTA O ISOLAMENTO TÉRMICO: a primeira coisa que você deve fazer ao enviar produtos perecíveis é tentar mitigar o processo de troca de calor que o mesmo realiza naturalmente com o ambiente. Para tanto, é recomendável utilizar caixas e embalagens feitas de material apropriado, como por exemplo o poliestireno expandido (EPS), espuma rígida de poliuretano e materiais reflexivos, como os filmes que possuem barreira radiante;
ESCOLHA O FLUÍDO REFRIGERANTE CORRETO: o melhor tipo de fluido refrigerante irá variar de acordo com a sua necessidade. Se você precisa manter os itens congelados, utilize gelo seco; se o seu objeto é manter algo resfriado, entre zero e dezesseis graus, o ideal são os fluidos refrigerantes a base de gel, que conseguem manter os produtos nessa faixa de temperatura;
PREPARE BEM A EMBALAGEM: ao alocar os produtos no recipiente térmico, procure arrumá-los com muito cuidado, colocando fluido refrigerante (ou gelo seco) tanto na parte inferior como nas laterais e na parte superior da embalagem. Fora isso, coloque algum material absorvente na parte de baixo, para garantir que não haja acúmulo de água conforme ocorrer a condensação; se você estiver enviando algum tipo de líquido ou algo que pode ser prejudicado pela condensação, utilize sacos para isolar o produto.
VEDE CADA FRESTA: a quarta e última etapa é colocar a caixa isolante dentro de uma caixa comum, de papelão, e vedar bem cada uma de suas frestas com uma boa fita adesiva, que aprimore ainda mais o isolamento térmico da embalagem
ESCOLHA A FORMA DE ENVIO ADEQUADA: escolher a forma de envio correta é tão importante quanto a embalagem, haja vista que é preciso enviar o produto de uma forma condizente com a embalagem feita; se você colocar material refrigerante para 4 dias e escolher uma forma de envio que leva 6 dias, seu produto irá estragar do mesmo jeito.
PRECISA DE AJUDA? CONTE COM A PIRACEMA!
Se você está precisando de ajuda para enviar algum tipo de item perecível, conte com o auxílio da Piracema, uma empresa que está no mercado há mais de 20 anos, possuindo ampla experiência nos mais diferentes tipos de embalagens. Seja qual for a sua necessidade em termos de embalagem, a Piracema será capaz de ajudá-lo a encontrar a solução correta.
Bom dia!!!
Estou querendo implementar o e-commerce de meus produtos congelados de pescados e gostaria de indicações de empresas de embalagens para o acondicionamento próprio, para a logistica até o cliente final.
Fico no aguardo, e agradeço a atenção.
Olá Wagton, tudo bem?
Nosso departamento comercial já vai entrar em contato contigo.