Muito usada para transporte e cargas, a fita de aço tem variações de espessuras e de revestimento externo para que se adeque às mais diversas cargas e utilidades. Com isso, consegue ser usada no cintamento de diversos produtos como de tubos, perfis, chapas em geral, entre outros.
Tipos de fitas de aço
- Polida
- Como o nome já diz, a Fita Polida não tem revestimento e como acabamento final recebe apenas o polimento. Tem um bom arqueamento, o que colabora para a segurança do transporte e para a sua armazenagem. Por isso, é muito usada no cintamento de tubos, perfis, chapas em geral e madeiras.
- Encerada e azulada
- Essa fita de aço passa por um processo de proteção que faz com que ela se torne mais resistente a altas temperaturas.
- Aço Inox
- A Fita de Aço Inox é a mais requisitada dentre as fitas de aço, pois ela é a que apresenta a maior resistência e durabilidade da categoria, não pega imã, não enferruja e garante ótimo desempenho tanto para arquear cargas como objetos cilindricos.
- Pintada e encerada
- Mais resistente à tensão, reduz o desgaste de peças de reposição, pois ajuda a diminuir o atrito gerado. Há também as pintadas com tinta de zinco com alta resistência à corrosão.
- Fita de aço laqueada
- A Fita Laqueada têm maior resistência à tração. Para isso, são laminadas a frio e depois sofrem um tratamento térmico. São também mais resistentes à corrosão atmosférica e por isso podem até ser usadas no transporte marítimo. São usadas para mercadorias que requerem maior responsabilidade no transporte.
Uso das fitas de aço para enfaixamento
As fitas de aço são as mais usadas para enfeixamento de pranchas e caibros de madeira, tubos de metal, entre outros. Isso é feito para que as peças não se desloquem longitudinalmente uma em relação à outra, o que causaria atrito e desgaste.