A devolução de produtos adquiridos em um e-commerce é um dado importante para qualquer dono de loja virtual. Segundo dados da Invesp, cerca de 30% dos itens comprados em todo o mundo através da internet são devolvidos.
Além da aquisição, que é desfeita, há o prejuízo com a postagem reversa que, de acordo com o Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), compromete em média 5% do faturamento do empreendimento.
Embora existam vários motivos para essa devolução acontecer, há uma, em especial, que você pode evitar: as devoluções resultantes da entrega de itens quebrados. Quando isso acontece, além do prejuízo do transporte, você também terá a baixa do produto e ainda corre o risco de perder o cliente. Assim, é preciso evitar que ocorra.
O que leva uma pessoa a devolver produtos comprados pelo e-commerce?
Primeiro é importante salientar que o consumidor tem até sete dias para se arrepender e simplesmente optar por devolver o que comprou. Porém, há outros fatores que podem resultar na devolução como:
- Descrição errada ou incompleta: se você não fornece todos os dados sobre o produto, o consumidor se baseia apenas pela foto na hora da compra. Isso pode fazer com que a insatisfação ocorra;
- Problema de fábrica: eletrônicos, eletrodomésticos e até vestuário podem ir com problema de fábrica. Isso certamente levará a pessoa a devolver o produto para quem o vendeu;
- Não serviu: no caso de vestuário, a falta de uma tabela de medidas ajuda a pessoa a comprar o número errado. Como consequência, ela devolve o item;
- Fotos ruins: uma imagem ruim pode dar a impressão de que o item tem outra cor ou formato. Quando chegana casa do comprador, ele pode não gostar e devolver;
- Produtos quebrados: nada mais frustrante do que receber o item esperado e ele está quebrado. No geral, isso acontece por falha na embalagem na hora de transportar. Você precisa evitar!
Como evitar que o produto chegue quebrado ao consumidor?
Nesse caso, é preciso ter cuidado na hora de embalar os produtos. Alguns itens podem ajudar como:
- Caixa adequada: não opte pela mais barata. Lembre-se de que o papelão reforçado tem menor chance de rasgar;
- Fivela plástica: usadas para realizar arqueações. Essenciais para a amarra de caixas com fitas plásticas. O custo é baixo e o produto ajuda a evitar que a embalagem se abra ou seja danificada durante o transporte. Podem ser usadas as fitas plásticas de 10 mm e 13 mm. A aplicação é manual, simples e rápida;
- Fitas: as fitas devem ser de qualidade e apropriadas para a embalagem. Você pode tanto usar as fitas adesivas, quanto as fitas gomadas, dependendo do item a ser transportado;
- Cantoneiras plásticas: algumas embalagens devem ter a proteção de cantoneiras plásticas. Isso evitará danificar a embalagem e vai proteger o produto.
A Piracema conta com diversos itens que vão ajudar você a entregar o produto, sem nenhum dano, ao seu consumidor. Conheça nosso material e garanta o melhor atendimento para o seu cliente!