Foi-se o tempo em que a internet era utilizada apenas pelos mais abastados.
Hoje, ela é acessível à (quase) todos.
Por isso, é absolutamente natural que haja um número crescente de empresas focando suas operações em sua loja virtual.
Com isso, aumenta a oferta de produtos online.
Por um lado, isso é ótimo para o consumidor; por outro, péssimo para o vendedor, que tem mais dificuldade para se diferenciar.
Se você está na posição do consumidor, comemore; se está na do vendedor, não se desespere; com um pouco de atenção e planejamento é possível tomar medidas que farão com que sua loja virtual se destaque.
COMO TER SUCESSO ONLINE?
A maior parte das pessoas utiliza o Google para fazer buscas.
O Google, por sua vez, organiza os sites de acordo com relevância; quanto mais procura, acesso e comentários um site tem, melhor será sua colocação nas buscas.
Para aprimorar sua posição, há centenas de coisas que podem ser feitas; investir em SEO, AdWords e redes sociais são apenas alguns exemplos das vias de ação mais técnicas que você pode tomar.
Resumidamente, no entanto, seu objetivo deve ser fazer com que seus clientes falem bem de sua loja.
Para garantir bons comentários, é preciso investir na satisfação do cliente.
A satisfação do cliente, por sua vez, é sensível, basicamente, a 3 fatores distintos: facilidade de navegação, entrega rápida, boas embalagens e produto de qualidade. A seguir falaremos um pouco de cada uma delas.
PRIMEIRO FATOR: FACILIDADE DE NAVEGAÇÃO
A vasta maior parte das pessoas acessa a internet por meio de seu celular.
Assim, é importantíssimo desenvolver seu site pensando em como ficará sua aparência e usabilidade em telas menores.
O primeiro passo para garantir seu sucesso, então, é conversar com o responsável técnico pelo seu site e verificar se ele foi (ou será) planejado para rodar bem em mobile. Se você estiver utilizando uma dessas plataformas de criação de site, é possível que tenha a sua disposição ferramentas específicas para adaptar o visual de seu site para dispositivos móveis. Dedique-se a isso!
SEGUNDO FATOR: ENTREGA RÁPIDA
Muitas pessoas relutam em comprar online por não sentir-se bem em esperar seus produtos chegar.
O melhor que você pode fazer, então, é oferecer um grande número de opções de entrega – se possível, disponibilize até mesmo retirada em mãos para certos clientes.
Fora isso, procure organizar as operações de sua empresa de uma forma que não haja demora no envio dos produtos; a maior parte dos clientes costuma ficar bastante satisfeito e impressionado quando seus itens são enviados com rapidez.
TERCEIRO FATOR: BOA EMBALAGEM
Quando se tem uma loja, existem dezenas de oportunidade de transmitir uma boa impressão para o consumidor; desde a fachada da loja até a iluminação, tudo conta.
No caso de lojas virtuais, no entanto, o primeiro contato físico de seu cliente com sua loja será a embalagem.
Logo, é imprescindível que ela seja adequada e vistosa.
Para que ela seja adequada é preciso que ela proteja bem o item e tenha um tamanho adequado, não sendo nem pequena e nem larga demais.
Para que seja vistosa, é interessante investir em embalagens de boa qualidade, que transmitam solidez e organização para o consumidor – lembre-se, a embalagem será, possivelmente, o primeiro atributo físico com o qual o consumidor terá contato.
FICOU COM DÚVIDAS? FALE COM A PIRACEMA
Nós, da Piracema, estamos no mercado de embalagens há anos.
Por isso, podemos dizer com segurança que entendemos do assunto.
Se você ficou com dúvidas e gostaria de auxílio para encontrar a embalagem ideal para seus produtos, portanto, não hesite em nos contatar; nossa equipe de colaboradores fará o possível para auxiliá-lo!