A maior parte dos comunicadores, administradores e profissionais de marketing aprende logo cedo que o universo de um produto é composto de diversas dimensões, como por exemplo o seu preço e a sua praça. Todos esses itens são importantes para o sucesso de um determinado produto, porém um dos mais críticos é a embalagem do mesmo. Dúvida? Então confira a seguir alguns dos motivos que fazem com que a embalagem seja tão importante para uma marca
ELA AJUDA VOCÊ A SE DESTACAR
Se você for até uma loja ou a um mercado, verá que existe, hoje, uma grande quantidade de marcas brigando pela atenção dos consumidores. Tal briga ocorre em diferentes esferas, como por exemplo preço, qualidade, variedade e até mesmo disponibilidade de produtos. Um dos maiores diferencias que uma marca pode ter, no entanto, é a embalagem de seu produto; podem existir incontáveis produtos em um determinado local, porém se um deles tiver uma embalagem diferenciada e os outros não, ele será capaz de anular a presença de todos os outros.
ELA FAZ COM QUE OS CONSUMIDORES LEMBREM MELHOR DE VOCÊ
Empresas que estão há algum tempo no mercado percebem que os consumidores podem até esquecer o nome de uma determinada marca ou produto, porém dificilmente esquecem uma embalagem marcante.
ELA TRANSMITE ATRIBUTOS INTANGÍVEIS
Muitas marcas ficam tão preocupadas em economizar e cortar custos com embalagem que se esquecem que a mesma é uma parte importante de seu produto, não um mero adendo. Sem dúvida, a embalagem, além de proteger o produto, ajuda a transmitir certos atributos e valores de uma marca. Tomemos a Apple como exemplo: ao longo dos anos, a embalagem do iPhone se tornou cada vez mais simples; no iPhone 5, ela tinha detalhes coloridos e mostrava o celular de diferentes ângulos; no iPhone 8, por sua vez, a embalagem mostra apelas a silhueta do celular, sem cor alguma. Isso até pode parecer um detalhe irrelevante, porém deixa claro dois aspectos da marca: o primeiro, que a empresa criou um produto icônico, que é capaz de se destacar apenas com a sua silhueta; o segundo, que ela está querendo fazer produtos cada vez mais simples, intuitivos e minimalistas.
ELA VALORIZA O SEU PRODUTO
Quando as pessoas vêem um produto com uma bela embalagem, que possui um design legal ou alguma funcionalidade interessante, elas passam, automaticamente, a ver aquele item com outros olhos. Uma agência russa, por exemplo criou embalagens fictícias para uma marca de macarrão com um pequeno recorte transparente no formato do cabelo de uma mulher; o espaguete, por exemplo, era o cabelo liso de uma mulher, enquanto que o fusilli era o encaracolado de outra.
ELA PROTEGE MELHOR OS SEUS PRODUTOS
Isso pode até parecer óbvio, mas na verdade não é: um belo motivo para investir em embalagens inovadoras é o fato de que hoje em dia você encontra no mercado embalagens modernas, que são capazes de proteger os seus produtos muito melhor.
COMO NÃO ERRAR NA HORA DE ESCOLHER O MATERIAL CORRETO PARA TRANSPORTAR OS SEUS PRODUTOS?
Se você quer transportar os seus produtos com o máximo de segurança, o melhor que você pode fazer é entrar em contato com a Piracema Comercial, uma empresa que está há anos no mercado, sendo especialista em material para fechamento de embalagens.