Para que um determinado produto seja enviado da forma correta para o consumidor, é preciso atentar-se a uma série de variáveis no que diz respeito a confecção da embalagem, tal qual o tipo de caso que será usado, a forma como o item será protegido e fixado para não se locomover durante o trajeto e assim por diante.
Dentre todas as possíveis variáveis, contudo, uma é particularmente importante: a fita que será utilizada para se fazer o fechamento da embalagem.
Sem dúvida, se a fita utilizada não for de boa qualidade, de nada adiantará atentar-se aos demais detalhes, haja vista que o seu envio estará comprometido — imagine escolher uma boa caixa, embalar e fixar adequadamente o produto e ver tudo isso ir por água abaixo porque a fita que você escolheu para fechar a caixa cedeu durante o trajeto.
Para garantir que você não passe por esse problema, nós, da Piracema Comercial, especialistas nos diferentes aspectos que compõem uma boa embalagem, preparamos um breve texto no qual daremos alguns detalhes acerca de dois dos tipos mais comuns de fita para embalagem: a fita adesiva tradicional e a fita gomada.
FITA ADESIVA TRADICIONAL
A fita adesiva tradicional é a velha aliada daqueles que precisam enviar um pacote.
Ela é relativamente comum, mas ainda assim eficaz e confiável — se ela for de boa procedência, é claro; se for uma fita de má procedência, pode ter certeza de que o seu pacote não chegará ao destino dele da forma que deveria (um problema muito comum é a fita perder a aderência ao longo do percurso, o que acaba fazendo com que ela descole e, com isso, comprometa o pacote).
Aqui na Piracema você encontra esse tipo de fita em duas opções, transparente ou marrom.
FITA GOMADA
A fita gomada, conforme o seu próprio nome sugere, é feita a partir de papel gomado — o ideal é que seja utilizado um papel de boa qualidade e procedência na confecção da mesma, tal qual o kraft.
Esse tipo de fita possui substância colante em apenas uma de suas superfícies, que é a cola vegetal.
Uma das principais vantagens da fita gomada em relação à fita adesiva comum é a sua consistência; ela é um pouco mais firme do que a fita comum, de forma que é consideravelmente mais fácil manuseá-la e tem um bom fechamento até mesmo em caixas recicladas. Vale ressaltar, ainda, que esse tipo de fita pode também ser encontrada em algumas variações, como por exemplo a fita gomada sem reforço e a com reforço, que possui 3 fios de nylon em sua composição, para garantir maior segurança no fechamento de uma embalagem, algo especialmente importante quando se está enviando algo pesado. E em qualquer uma dessas opções, a fita gomada pode ser personalizada, na qual é possível se colocar o nome e o logo da empresa, para deixar os pacotes com uma aparência diferenciada, ainda mais profissionais e com mais segurança, pois com a fita gomada personalizada é mais difícil ocorrer a violação da caixa.