Comprou um presente e quer mandar para um amigo que mora longe? Passou em uma loja e viu algo que lembrou a sua filha, que mora distante e agora quer enviar para ela? Seja qual for o produto que você queria mandar por uma transportadora, ele precisa estar bem embalado, para que chegue em perfeitas condições. Se o produto for pesado, o cuidado deve ser ainda maior, pois há o risco de rasgar a embalagem no caminho.
Para ajudá-lo nessa tarefa, separamos algumas dicas sobre embalagem de produtos pesados. Seja para fazer mudança, para encaminhar algo pelos Correios ou por uma transportadora, a embalagem correta vai ajudar a garantir que tudo chegue em perfeitas condições ao seu destino. Por isso, tenha cuidado e capricho!
1- A embalagem de produto pesado começa antes da caixa de papelão.
A primeira coisa que você precisa fazer é embalar bem o produto. Se for vidro, cerâmica ou porcelana, embrulhe um a um com plástico bolha. Já objetos de metal podem ser embrulhados com papelão, um a um ou até com folhas de jornal.
No caso de objetos plásticos, mas em grande quantidade, a dica é amarrar um ao outro. Para isso, você pode usar fitas plástica com fivela plástica ou fitilho por exemplo, que fixarão as peças e vai ajudar a evitar que, durante o transporte, elas batam uma nas outras e acabem rachando ou riscando.
Dentro da caixa coloque sacos com ar ou até mesmo papel, para deixar o item juntos à embalagem e evitar que bata durante o transporte.
2 – Cuidado com a embalagem
Objetos grandes e pesados não podem ser colocados em qualquer embalagem. Lembre-se de que você quer que ele chegue em perfeitas condições ao seu destino e só conseguirá isso se tiver muito cuidado na hora de embalar.
Escolha uma caixa reforçada, com papelão grosso e encaixe firme, para que não corra o risco de abrir ou rasgar durante o transporte.
Verifique o tipo de fita correto para o fechamento dessas caixas, para caixa pesadas o mais indicado é a fita gomada com reforço.
3 – Cantoneiras são aliadas do transporte de cargas pesadas
Caixas reforçadas são essenciais, mas sozinhas nem sempre conseguem garantir que tudo chegue em perfeitas condições. Para ajudar existem as cantoneiras plásticas.
Elas são usadas para proteger a embalagem ou as fitas usadas para amarrar os itens transportados. Nesse segundo caso são mais indicadas quando o objeto tem as extremidades cortante, como por exemplo chapas de aço, que podem danificar as fitas usadas para as amarras.
São encontradas nas seguintes medidas:
- 13mm / 16mm / 19mm sem pino (embalagem c/ 5 milheiros)
- 13mm / 16mm / 19mm com pino (embalagem c/ 4 milheiros)
- 19mm (embalagem c/ 2 milheiros)
- 25mm / 32mm (embalagem c/ 1 milheiro)
- 32mm (embalagem c/ 1 milheiro)
4 – Feche bem as embalagens
Tão importante quando a embalagem correta, é vedar bem. Verifique se a melhor opção para as suas caixas são as fitas adesivas ou a fita gomada, e que vedem bem os encaixes da embalagem.
No caso de palets, as melhores opções são as fitas Pet ou as fitas de aço.
Lembre-se de que o transporte do produto de maneira eficiente depende, em grande parte, da embalagem escolhida. Por isso, capriche nela e tenha a certeza de que o transporte será perfeito!