Veja o que especialistas dizem sobre as perspectivas do setor de embalagens industriais para o ano de 2021


O setor de embalagens caminha de acordo com o crescimento industrial. Embora a expectativa para 2021 seja de retomada, que virá após a vacinação da população, os especialistas ainda são cuidadosos ao falar em crescimento. Para eles, caso venha, será lento.

Afinal, a cadeira produtiva de embalagens foi abalada pela paralisação que aconteceu em março de 2020, devido à pandemia de coronavírus. O consumidor também mudou a sua maneira de agir e, em frente a um cenário de incertezas, se preocupou em consumir apenas alimentos e diminuiu o consumo de demais itens. Consequentemente, a indústria de embalagens sentiu essa queda.

Relatórios sobre o impacto da pandemia em relação às embalagens industriais

Dados mais exatos sobre o impacto causado pela pandemia de coronavírus no setor de embalagens industriais devem ser divulgados em março. A previsão é de que a Associação Brasileira de Embalagens (Abre) divulgue um estudo macroeconômico.

Entretanto, é fato que no segundo semestre de 2020 alguns setores de embalagem já sentiram uma melhora. Um deles foi na área de embalagens de alumínio. Com o auxílio emergencial e com o entendimento da população sobre o que estava acontecendo, as pessoas voltaram a comprar.

Contudo, no começo de 2021 esse mesmo setor pode sentir uma queda, visto que boa parte da população não voltou ao trabalho devido à pandemia.

Tudo isso já vem impactando a indústria de embalagens de alumínio. Entretanto, os especialistas acreditam que esse período não deve durar mais do que um trimestre e torcem por um novo aquecimento do setor, se o governo federal voltar a pagar o auxílio ou se a vacinação da população diminuir o número de casos e aquecer a economia.

Descartáveis

Por falar em embalagens, os descartáveis também sentiram o impacto do começo da pandemia. Entretanto, com o aumento do serviço delivery em todo o mundo, o setor logo se recuperou e até cresceu em 2020.

Embora agora esse tipo de serviço tenha sido estabilizado, a indústria desse setor está otimista e espera crescer em 2021.

Quem quiser acompanhar os dados reais da indústria de embalagens de 2020 poderá acessar o relatório, pelo site: https://www.abre.org.br/dados-do-setor/.

Mais informações também podem ser obtidas no blog da Piracema.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *